O envio e retorno de pneus para reforma e/ ou conserto tem como finalidade registrar na plataforma todas as movimentações de manutenção dos pneus, permitindo o controle das alterações de vida útil e dos custos relacionados a essas movimentações. Dessa forma, o processo auxilia no acompanhamento da duração de vida dos pneus, no cálculo de custo por quilômetro, entre outros indicadores de desempenho.
Se o pneu estiver alocado a um veículo, será necessário selecionar a placa no cabeçalho da tela e informar a aferição atual (caso a placa possua aferição própria).
Se o pneu estiver no almoxarifado, não é necessário selecionar uma placa. Os pneus ficam disponíveis em tela para movimentação.
Para enviar o pneu para reforma ou conserto, arraste o pneu desejado até o campo “Reforma ou Conserto”, que fica na coluna central da tela.
Do veículo para conserto/ reforma:
Data da Movimentação: Data e horário em que o pneu foi enviado para reforma/ conserto.
Sulco 1, 2, 3 e 4: Medição do sulco no momento do envio. Somente o sulco 1 é obrigatório, o preenchimento dos demais é opcional.
Fornecedor: Selecione o fornecedor responsável pela execução do serviço.
Motivo: Informe o motivo da reforma ou conserto.
Data prevista: Defina a data estimada para o retorno do pneu da reforma ou conserto.
Selecione uma imagem ou arquivo: Permite anexar imagens ou documentos do pneu no momento do envio. Esses arquivos ficarão disponíveis para visualização na tela Pneus > Consulta Movimentações.
Preenchidos todos os campos, clique em “Salvar” e, caso a movimentação tenha partido de uma placa, clique em “Salvar Movimentação”.
Ao enviar um pneu para reforma ou conserto, ele deixará sua posição atual e ficará disponível na aba “Reforma/ Conserto” na tela Movimentação de Pneus.
Um pneu que está em reforma ou conserto só pode ser movido para duas posições: Almoxarifado (retorno) ou Sucata (descartado)
Para retornar o pneu para almoxarifado, na tela de movimentação, arraste o pneu da aba “Reforma/ Conserto” para o campo “Almoxarifado”
Ao soltar, será aberta uma tela para preenchimento das informações do serviço realizado.
Data da Movimentação: Informe a data e horário do retorno do pneu.
Serviço realizado: Selecione o serviço que foi efetivamente executado. Mesmo que tenha sido enviado para um serviço específico, o prestador pode ter realizado outro serviço diferente.
Almoxarifado: Selecione o almoxarifado para onde o pneu retornará.
Pneu – Banda Rodagem: Esse campo traz automaticamente a banda cadastrada no pneu, mas pode ser alterado, caso tenha sido utilizada outra banda na reforma.
Sulco atual: Informe o sulco com o qual o pneu retornou do serviço.
Quantidade do sulco: Caso o pneu tenha mais de um sulco, o valor informado no campo anterior será replicado para todos eles.
Valor do Serviço/ Reforma/ Conserto: Informe o valor pago pelo serviço realizado. Preencha apenas o campo correspondente ao serviço executado. Se preencher mais de um, os valores serão somados ao custo do pneu.
Fornecedor: Informe qual fornecedor executou o serviço.
Nota fiscal: Número da nota fiscal do serviço, se desejar informar.
Selecione uma imagem ou arquivo: Permite anexar fotos ou documentos referentes ao retorno do pneu.
Após o preenchimento, clique em “Salvar” para concluir. O pneu será disponibilizado no almoxarifado, pronto para ser utilizado novamente.
Se o retorno do pneu for direto para o status de Sucata, só será necessário preencher a data da movimentação e o motivo do sucateamento, além de poder anexar uma imagem do pneu: