O cadastro de colaboradores e usuários tem como objetivo registrar na plataforma todas as pessoas envolvidas na operação da frota e, entre elas, identificar quais terão acesso ao sistema WEB. Além disso, é nessa etapa que se define a liberação de acesso aos aplicativos disponibilizados, como o Checklist e o Combustível.
O colaborador é qualquer pessoa envolvida na operação da frota, não sendo, necessariamente, um usuário da plataforma web. Nesse grupo estão incluídos, por exemplo, motoristas, mecânicos, assistentes, analistas, gestores de frota, entre outros.
Já os usuários são aqueles que efetivamente acessam e utilizam a plataforma. Todo usuário é, necessariamente, um colaborador da empresa, mas nem todo colaborador será um usuário.
Ambos os cadastros (colaboradores e usuários) podem ser realizados de forma individualizada. No entanto, caso uma mesma pessoa seja cadastrada em ambas as telas, é preciso que os dados de CPF e e-mail sejam idênticos. Isso porque a plataforma realiza o vínculo entre esses cadastros com base nessas informações e, em caso de divergência, podem ocorrer falhas em sua utilização.
O cadastro do colaborador é realizado através do módulo Frota > Menu Cadastros > Colaboradores
Nesta tela, se abrirá a lista de colaboradores já cadastrados e a opção Cadastrar, que é onde você vai clicar para iniciar o preenchimento do cadastro
Agora, vamos ao preenchimento dos campos. A tela fica dividida entre as áreas de Dados Principais, Endereços e Contatos. Os campos sinalizados com um asterisco (*) são de preenchimento obrigatório.
Endereços
Caso a opção “Física” tenha sido selecionada nos dados principais, os campos disponíveis para preenchimento serão:
Quando um colaborador também for usuário da plataforma web, é possível gerar seu cadastro de usuário diretamente a partir do registro de colaborador, reaproveitando as informações já preenchidas. Esse processo é realizado por meio do caminho: Módulo Frota > Menu Cadastros > Colaboradores.
Localize na lista o colaborador para o qual será concedido o acesso de usuário. Em seguida, clique no botão de ações (três pontos) e selecione a opção “Gerar Login”.
Ao clicar em Gerar Login, um novo menu de configuração será exibido. Nele, será possível definir o tipo de acesso que será concedido ao colaborador.
Selecione o Perfil: Neste campo, você deve definir qual perfil será atribuído ao usuário. Essa escolha determinará a quais telas e funcionalidades ele terá acesso e quais ações poderá executar na plataforma. (Para saber mais sobre os perfis de acesso, clique aqui para acessar um artigo sobre este tema)
Usuário APP: Se esta opção for marcada como “Sim”, o sistema criará automaticamente o acesso ao aplicativo. O login será o CPF do colaborador e a senha inicial (PIN) corresponderá aos quatro primeiros dígitos do CPF.
Caso a opção seja marcada como “Não”, não será gerado login para o aplicativo e o sistema passará a validar o campo de e-mail, que se torna obrigatório. Se o e-mail estiver em branco, uma mensagem será exibida solicitando o preenchimento. Nessa situação, será necessário editar o cadastro para inserir um e-mail válido.
Após o preenchimento dos campos, clique em “Salvar Login”. Se o campo “Usuário APP” estiver marcado como “Sim”, a coluna correspondente na listagem de colaboradores será atualizada para refletir essa informação.
Além disso, o colaborador também passará a constar na listagem de usuários, disponível em Configurações > Menu Acesso > Usuários.
Para que um usuário tenha acesso e possa utilizar os recursos da plataforma Gestran Frota, ele precisa estar devidamente cadastrado como usuário com telefone e e-mail válidos. Esse cadastro deve ser realizado no Módulo Configurações > Menu Acesso > Usuários
Nesta tela, se abrirá a lista de usuários já cadastrados e a opção “Cadastrar”, que é onde você vai clicar para iniciar o preenchimento do cadastro
Agora, vamos ao preenchimento dos campos. A tela fica dividida entre as áreas de Dados de Cadastro, Empresas e Horários de Acesso ao Sistema. Os campos sinalizados com um asterisco (*) são de preenchimento obrigatório.
Dados de Cadastro
Identificação: Nome reduzido do usuário, com até 20 caracteres.
CPF: Informe o número do CPF do usuário.
Nome Completo: Mesmo critério do cadastro de colaboradores. Deve-se informar o nome completo do usuário, que será utilizado em pesquisas dentro da plataforma.
Horários de Acesso ao Sistema
O preenchimento desses campos determina os períodos em que o usuário poderá acessar o sistema. Há três opções de configuração:
O cadastro de colaboradores pode ser realizado por usuários com qualquer tipo de perfil de acesso. No entanto, o cadastro de usuários está restrito aos perfis de nível Coordenação, Gerencial ou Administrador.