Como cadastrar tanque e bomba para abastecimentos internos?
O cadastro de tanques internos é destinado às operações que realizam abastecimentos internos de veículos. A partir desse cadastro, será possível registrar os lançamentos de abastecimento, acompanhar o histórico de consumo, a posição atual de saldo de combustível e o custo médio associado aos abastecimentos realizados internamente.
Essa funcionalidade contribui para um controle mais preciso do estoque de combustível, viabilizando a gestão eficiente de recursos e a rastreabilidade dos lançamentos.
1 - Como cadastrar tanque interno
O tanque interno deve ser cadastrado para viabilizar os lançamentos de abastecimentos internos, seja por meio do menu Controle de Abastecimentos ou por integrações com sistemas externos.
A partir desse cadastro, será possível acompanhar o histórico de entradas e saídas do tanque físico localizado na empresa, bem como consultar a posição de saldo dos tanques em datas específicas, permitindo maior controle e rastreabilidade do consumo de combustível.
Cada tanque deve estar vinculado a um CNPJ e a um produto específico. Caso a operação utilize mais de um tipo de combustível (produto), será necessário cadastrar um tanque distinto para cada produto.
O cadastro de tanques internos deve ser realizado através do Módulo Combustível > Menu Movimentações > Controle de Estoque > Aba Tanques > Cadastrar
Ao clicar em “Cadastrar”, uma nova aba será exibida no lado direito da tela para o preenchimento dos campos de cadastro:
- Descrição: Nome que será utilizado para identificar o tanque.
- Produto: Selecione o produto (combustível) vinculado ao tanque.
- Capacidade: Informe a capacidade total de armazenamento do tanque.
- Unidade de Medida: Forma de medição do conteúdo do tanque (exemplo: litros para Diesel ou quilos para GLP).
- Data inicial: Data de ativação do tanque, que deve estar alinhada com a quantidade informada.
- **Importante: A plataforma só permitirá lançamentos de entrada ou saída de saldo a partir da data informada neste campo.
- Quantidade: Quantidade de produto disponível no tanque na data informada anteriormente.
- Valor Total: Corresponde ao valor unitário do produto multiplicado pela quantidade informada.
- Exemplo: 10 litros x R$6,22 (valor unitário do Diesel S10) = R$62,20
- Estoque Mínimo: Determina a quantidade mínima de produto que o tanque pode ter armazenado.
- Alertar com (% do Tanque): Percentual de estoque em relação à capacidade mínima que, ao ser atingido, acionará um alerta indicando a necessidade de nova entrada.
- Após o preenchimento de todos os campos, clique em “Salvar” para concluir o cadastro do tanque.
Após o salvamento, o tanque será exibido na tela com o saldo e os valores informados durante o cadastro.
2 - Como cadastrar bomba para abastecimento interno?
Após o cadastro do tanque, será necessário cadastrar as bombas vinculadas a ele. Um mesmo tanque pode ter uma ou mais bombas associadas, especialmente em operações que envolvam múltiplas filiais ou integração com sistemas externos.
O cadastro das bombas deve ser realizado acessando o Módulo Combustível > Menu Movimentações > Controle de Estoque > Aba Tanques. No respectivo tanque, clique na opção “Bombas” para visualizar as bombas já cadastradas, ou diretamente no ícone de “+” para iniciar o cadastro de uma nova bomba.
Ao clicar em “Bombas”, uma nova tela será exibida com a listagem das bombas já vinculadas. Para cadastrar uma nova bomba a partir desta tela, clique em “Cadastrar”.
Alternativamente, ao clicar no ícone de “+”, a mesma tela de cadastro será exibida à direita da sua tela para preenchimento dos dados:
Descrição: Nome que será utilizado para identificar a bomba no sistema.
Código Bomba (Integração): Código Bomba (Integração): Campo disponível apenas para operações com integração a sistemas externos de controle de abastecimento interno. Neste campo deve ser informado o ID da bomba no sistema de origem, possibilitando a importação automática dos abastecimentos realizados para o Gestran Frota.
Após o preenchimento dos campos, clique em “Salvar”. A bomba será imediatamente exibida na listagem ao acessar o Módulo Combustível > Menu Movimentações > Controle de Estoque > Aba Tanques > Bombas

Em caso de dúvidas, entre em contato com o nosso suporte através dos canais disponíveis.
Related Articles
Como cadastrar um tanque interno?
Para cadastrar os tanques, acesse o Módulo de Combustível > Combustível > Controle de Estoque: Na aba "Tanque" clique no botão "Cadastrar" e preencha as informações solicitadas: Descrição: nome para identificação do tanque; Combustível: qual o ...
Como cadastrar usuários e colaboradores?
O cadastro de colaboradores e usuários tem como objetivo registrar na plataforma todas as pessoas envolvidas na operação da frota e, entre elas, identificar quais terão acesso ao sistema WEB. Além disso, é nessa etapa que se define a liberação de ...
Como cadastrar um modelo de checklist?
O cadastro de modelos de checklists tem como objetivo padronizar as verificações realizadas pelos motoristas, garantindo uniformidade na execução dos procedimentos e facilitando o acompanhamento da condição dos itens dos veículos ou de processos ...
O que é e como cadastrar um plano de manutenção?
Para cadastrar um novo Plano de Manutenção, acesse o Módulo de Manutenção > Manutenção > Plano de Manutenção. Em tela serão exibidos os planos já cadastrados e também e opção para cadastrar um novo através do botão "Cadastrar": Um menu será exibido ...
Como excluir uma movimentação de pneus?
A exclusão de movimentações de pneus tem como objetivo permitir que o usuário remova lançamentos realizados com dados incorretos, possibilitando o relançamento da movimentação com as informações corretas. Essa funcionalidade é essencial para manter a ...